Bon Vivant Novidades

Como driblar a inflação na ceia de fim de ano?

A criatividade na hora de escolher o cardápio da ceia de Natal e Réveillon terá de ser redobrada neste ano. Isso porque a inflação jogou para cima o preço dos produtos mais tradicionais na mesa dos brasileiros: carnes, aves, bacalhau e vinhos.

A alta de preços no acumulado de 12 meses chegou a 27% em itens típicos desta data, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As aves lideram o ranking, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), com aumento superior a 25%.

A lista tem ainda ovos (20,05%), carnes bovinas (16,68%), azeite (13,69%), bacalhau (7,98%), vinhos (7,77%), lombo suíno (6,48%) e pernil suíno (3,44%). O professor de Marketing, Pesquisa de Mercado e Branding do UniCuritiba, Sérgio Czajkowski Júnior, explica que o avanço nos preços reflete uma combinação de fatores.

“A pandemia trouxe implicações para a economia mundial e interferiu fortemente nos índices de inflação. Além disso, com a demanda reprimida do mercado chinês e o aumento das exportações, a oferta de produtos, principalmente de origem animal, reduziu no Brasil e elevou o preço para os consumidores locais”, explica o especialista, doutorando em Administração.

Fatores climáticos, alta do dólar (que pressiona o preço de produtos importados como vinhos e bacalhau), aumento no preço da ração (resultado do preço do milho e da soja) e custos logísticos elevados provocados pelo alta do diesel se somam à conta, deixando a ceia ainda mais salgada.

Valorização de produtos regionais

A dica do professor do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país – é substituir itens importados, marcas famosas ou artigos com alto valor agregado por produtos locais. “Privilegiar os produtores e o comércio local é uma excelente alternativa para driblar os preços e valorizar as marcas regionais. Com certeza, a qualidade da ceia estará garantida, com valores mais convidativos.”

Outra orientação é fazer o planejamento financeiro para começar 2022 sem dívidas e evitar o uso do crédito rotativo do cartão de crédito. “Essa é a maneira mais cara de obter empréstimo e a principal forma de endividamento dos brasileiros”, alerta Sérgio Czajkowski Júnior.

A recomendação é usar o 13º salário e a participação nos lucros – paga por algumas empresas – para quitar as dívidas antes de fazer novas compras. “Reserve também uma parcela para as despesas e impostos do início do ano e só o que sobrar deve ser gasto nas festas. O melhor é começar 2022 com as finanças equilibradas”, ensina o especialista.

Receitas para a ceia

A coordenadora do curso de Nutrição do UniCuritiba, professora Maria Fernanda Koch Temporal, preparou duas receitas para ajudar quem pretende driblar a inflação. A sugestão é trocar o tradicional chester ou peru pelo frango e caprichar na farofa com ora-pro-nobis – uma planta comestível e rica em proteínas. Tudo para surpreender seus familiares e amigos com uma ceia nutritiva, saborosa e saudável.

FRANGO RECHEADO SAUDÁVEL

Ingredientes:

·         1 frango inteiro sem pele e limpo

·         1 xícara de ricota

·         2 colheres de requeijão

·         Meia xícara de cenoura ralada

·         Meia xícara de vagem picada cozida al dente

·         1 tomate picado sem semente

·         1 cebola pequena inteira

·         Sal e cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Tempere o frango conforme a sua preferência e deixe marinando na geladeira de um dia para o outro.

Misture a ricota, o requeijão, a cenoura, a vagem, o tomate, o sal e o cheiro verde. Recheie o frango com essa mistura, mais uma cebola inteira pequena crua (para manter a umidade).

Leve ao forno envolvido em papel alumínio por mais ou menos 40 minutos, retire o papel alumínio e deixe dourar.

FAROFA DE ORA-PRO-NOBIS E BANANA

Ingredientes:

·         2 xícaras de farinha de milho

·         10 folhas de ora-pro-nobis cortada em fatias bem finas

·         2 bananas picadas em pedaços pequenos

·         1 cebola inteira

·         2 dentes de alho

·         1 colher de sopa de manteiga

·         Sal a gosto

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho na manteiga, em seguida refogue a ora-pro-nobis até murchar. Quando estiver bem refogado, acrescente a farinha de milho, a banana, tempere com sal e mexa.