Educação

Cesuca promove palestra gratuita para preparar estudantes para o ENEM

Como forma de contribuir na formação cultural de alunos do Ensino Médio e da população em geral, o encontro ocorrerá no próximo dia 12, e contará com palestras online sobre grandes líderes da história

Centro Universitário Cesuca, instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, promove, no dia 12 de julho, a partir das 19h15, palestra com o tema “Programa Cultura na Adolescência – Líderes da História”.

A programação gratuita é destinada a comunidade em geral, e, especialmente, a jovens do Ensino Médio que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O evento é 100% online e será realizado pela plataforma Microsoft Teams, e os interessados em participar deverão acessar o link no dia.

Desenvolvido pelos alunos dos cursos da área de Negócios, mais especificamente da disciplina de Liderança e Gestão Estratégica, sob a responsabilidade do professor Evaldo Reis Furtado, o evento visa contribuir na formação cultural dos alunos das escolas públicas, privadas e população de Cachoeirinha e Gravataí, no Rio Grande do Sul, por meio da atividade que abordará o legado de grandes líderes da história da humanidade, entre eles, Steve Jobs e Martin Luther King.

Os alunos do Cesuca estarão divididos em grupos que terão como tema um líder mundial previamente definido em aula. Durante a palestra, eles abordarão a trajetória desses personagens ao longo da vida e sua contribuição à história da humanidade.

O formato lúdico da atividade permite que os estudantes das disciplinas de Liderança e Gestão Estratégica desenvolvam e exercitem importantes habilidades como liderança, organização, atitude, convicção e persuasão do comunicador, além de um estudo da personalidade e habilidades únicas desses grandes personagens históricos.

Já para os alunos do ensino médio, a palestra representa uma oportunidade de reforço intelectual gratuito feito por jovens da mesma geração, o que muitas vezes ajuda na afinidade, linguagem e apreço pelo assunto. O evento também é uma importante ferramenta para ajudar esses estudantes a se prepararem para o ENEM, visto que a prova contempla em sua estrutura questões que exigem um bom preparo de conhecimentos gerais em Ciências Humanas e Redação, resgatando temas de História, Filosofia, Sociologia, entre outros.

A Instituição utilizou como fator determinante para realizar o evento os dados do INEP de 2019, que mostram que a pontuação em Ciências Humanas, na comparação com 2018, teve uma queda em torno de 10% e, na Redação, quase 144 mil pessoas zeraram a prova, onde 56 mil entregaram a questão em branco.

“Para o Cesuca, eventos como a palestra sobre grandes líderes são, indiscutivelmente, uma espécie de fomento ao cultivo do senso da solidariedade, além de reforçar a imagem institucional de uma entidade que pensa em alternativas, corroborar com uma formação completa de seus alunos e gerar impacto positivo para a comunidade em que estamos inseridos”, comenta o professor dos cursos da área de negócios do Cesuca, Evaldo.