Cultura Novidades

Casa do Parque oferece oficinas de arte gratuitas

Em diálogo com a exposição Tensões relações cordiais, em cartaz no espaço, os cursos destinam-se a um público diverso, de crianças a adultos, e abordam história da arte e técnicas de desenho. A programação de mai o traz, ainda, aulas de yoga e meditação

A Casa do Parque, espaço de cultura que abriu as portas em março, em frente ao Parque Villa-Lobos, oferece oficinas de arte gratuitas e abertas a um público variado, de crianças a partir de 6 anos até adultos. As atividades acontecem até o dia 30 de junho e dialogam com a coletiva Tensões relações cordiais, exposição curada por Tadeu Chiarelli, que fica em cartaz na instituição durante o mesmo período.

A oficina Do reflexo ao desenho aborda técnicas de autorretrato e é dividida em dois momentos. O primeiro é uma visita guiada que busca os aspectos relacionados à reflexão nas 39 obras da mostra. No segundo, os participantes devem realizar autorretratos de corpo inteiro, usando papel alumínio. O intuito é colocar em prática o conceito de espelhamento a partir da investigação de uma imagem distorcida de si. Podem participar adultos e crianças com mais de seis anos, desde que acompanhadas por um responsável.

Na oficina Montagem, Colagem – Da Palavra à Imagem, os participantes serão convidados a ler três poesias e ampliar seu conhecimento sobre os movimentos artísticos. O passo seguinte é criar, a partir de recortes de revistas e jornais, um mural coletivo no espaço. Essa oficina tem como objetivo incentivar a liberdade criativa, a imaginação e a reflexão sensível sobre o mundo. É destinada a adultos e crianças com mais de 12 anos, que também devem ser acompanhadas pelo responsável.

A programação desse mês no espaço ainda contempla aulas gratuitas de yoga e meditação, com encontros marcados para os dias 25 e 26. Pessoas com mais de 14 anos podem participar de aulas conduzidas por Laura Ferrari, professora de Hatha Yoga há mais de 20 anos, especializada pelo Integral Yoga Institute, de Nova York. Não é preciso ter experiência prévia, o objetivo aqui é trabalhar o equilíbrio entre corpo e mente.