Mundo Empresarial

Brusque promove a maior rodada de confecção do Brasil com apoio do Sebrae/SC

54ª Pronegócio – Edição Shopping reuniu fabricantes, lojistas e compradores de todo o país de 18 a 22 de janeiro, no Shopping River Mall

Com intuito de apresentar a coleção de inverno 2021 confeccionada pelos fabricantes de Brusque e região, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), em parceria com o Sebrae/SC, está promovendo a 54ª Pronegócio – Edição Shopping. Em uma superestrutura de 2 mil m², diversos lojistas e compradores de todo o país passaram pelo showroom e boxes de negociação da maior rodada de confecção do Brasil nos dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro. O evento encerra na sexta-feira, 22, às 18h e acontece no Shopping River Mall.

A Pronegócio conta com 120 segmentos de empresas de confecção de Brusque e região com produtos no masculino, feminino e infantil. Ao todo, 600 compradores participam do evento, que acontece de forma agendada durante os cinco dias, para evitar aglomeração. Diferente dos anos anteriores, o layout do evento sofreu alterações, e nesta edição os fabricantes ficam acomodados em salas e os compradores se deslocam para a negociação. A iniciativa visa priorizar os protocolos de saúde e segurança de prevenção a Covid-19.

Há mais de 20 anos participando das edições da Pronegócio, a Fabricante de roupas femininas em Brusque, Eny Pontes Gamba, destaca a importância do evento para a região. “A Pronegócio potencializa muitos empregos para os terceirizados. Fora o que a gente tem na confecção, ainda dá trabalho para quem borda, costura, faz aviamentos e estampas, movimentando todos os setores da cidade. É um evento que dá um resultado muito positivo financeiramente e é indispensável a participação em todas as edições do ano. Enquanto eu puder, estarei sempre aqui”, destaca.

A empresária Maria Leocádia Antunes, proprietária de uma loja com segmento feminino e masculino, participa da Pronegócio há seis edições para vender as peças em sua loja localizada em Cuiabá/MT. “A Pronegócio sempre inova em suas edições e esse ano me surpreendeu com a adaptação devido à pandemia, já que podemos realizar nossas compras de forma segura. É um evento que todo ano traz grandes novidades para os lojistas. Eu participo há seis anos porque sei que meu cliente gosta da qualidade das roupas feitas em Brusque”, salienta.

O Presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge, explica que o evento foi modificado porque os lojistas precisam necessitam da segurança no produto que está adquirindo. “As últimas edições aconteceram no formato online, mas nossos compradores gostam de olhar o tecido, a qualidade da estampa e fazer a negociação olho no olho com o fabricante. E já que centros comerciais e shoppings estão autorizados a trabalhar, a gente criou a edição shopping acomodando os fabricantes em mais de 20 salas, evitando aglomerações. E tudo isso foi possível graças a boas parcerias, como a do Sebrae que sempre está disposto a nos ajudar a realizar um grande evento”, destaca. 

Já para o Gerente Regional do Sebrae, Alcides Sgrott Filho, a realização de um evento presencial seguindo as regras sanitárias é de suma importância para a valorização dos micros e pequenos empreendedores da área de confecção. “Passamos por um período difícil e neste começamos com está grande oportunidade que é a Pronegócio para que nossas micro e pequenas empresas consigam se reerguer. Acompanhei algumas negociações e vi que o evento traz resultados positivos, colocando os produtos feitos em Brusque no mercado de todo país e América do Sul”, ressalta.