Educação Novidades Tecnologia e Games

Bioeconomia é tema de debate no MM Gerdau

Em comemoração a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entre os dias 21 e 27 de outubro, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal firma parceria com a faculdade Izabela Hendrix e realiza um debate entre profissionais da área

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2019 tem como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Conforme informa o MCTIC, o tema foi escolhido visando fomentar iniciativas que estimulem o desenvolvimento sustentável.

 Atentos a proposta, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em parceria com o Instituto Metodista Izabela Hendrix, promove nesta quinta-feira, 24, às 19h30, o “Izabela Tech”. O evento irá abordar o tema “Bioeconomia em prol do desenvolvimento sustentável” e contará com a presença dos coordenadores e professores dos seguintes cursos: Fabiana Alves (Bioinformática), Danielle Péres Marciano (Ciências Biológicas), Bernardo Nogueira Capute (Design e Arquitetura e Urbanismo) e Natália Achcar Monteira Silva (Design e Arquitetura e Urbanismo).

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2019 tem como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Conforme informa o MCTIC, o tema foi escolhido visando fomentar iniciativas que estimulem o desenvolvimento sustentável. Atentos a proposta, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em parceria com o Instituto Metodista Izabela Hendrix, promove nesta quinta-feira, 24, às 19h30, o “Izabela Tech”. O evento irá abordar o tema “Bioeconomia em prol do desenvolvimento sustentável” e contará com a presença dos coordenadores e professores dos seguintes cursos: Fabiana Alves (Bioinformática), Danielle Péres Marciano (Ciências Biológicas), Bernardo Nogueira Capute (Design e Arquitetura e Urbanismo) e Natália Achcar Monteira Silva (Design e Arquitetura e Urbanismo).

O curso de Bioinformática irá apresentar os conceitos básicos de Bioeconomia e Sustentabilidade. Em seguida, apresentará o projeto de Realidade Aumentada na Educação. Com o tema: Repensando a função dos resíduos sólidos, o curso de Ciências Biológicas, apresentará trabalhos que tiveram a proposta de solucionar problemas na gestão de resíduos sólidos.

Os cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo apresentarão os projetos de extensão “Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo” (EMAU). Os trabalhos  tem como principal objetivo a criação de projetos arquitetônicos, urbanos e ambientais de cunho social, em áreas ambientalmente vulneráveis. Contribuindo assim para mudanças significativas na estruturação desses lugares e na melhoria da qualidade de vida.

  Estes cursos também apresentarão  o Projeto da Rua de Lazer do bairro Jardim Felicidade, Regional Norte de Belo Horizonte/MG. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Projeto Manuelzão, que contempla o envolvimento da comunidade no processo de construção da proposta e promoção da sustentabilidade social, o que proporciona unidade ao lugar e fortalece a relação de pertencimento. 

Todos os projetos apresentados estarão disponíveis para visualização e interação Praça de Convivência do Museu.

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia está em sua 16ª edição. Acontece no Brasil desde 2004 e tornou-se, na atualidade, o maior evento de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo. 

É uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que convida universidades e instituições de pesquisa; escolas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; ONGs e outras entidades da sociedade civil a mostrar, de forma simples, divertida e didática, os avanços da ciência e os resultados do desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo, ou seja, como a ciência, a tecnologia e inovação podem impactar a nossa vida. O tema escolhido para nortear a SNCT 2019 é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.