Bem Estar Cultura

Bazar da Moda Solidária, que beneficia crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, acontece no Alto da XV Mall; saiba como ajudar

Projeto idealizado pelo Instituto Beija-Flor tem o intuito de recolher doações para menores, além de estimular o consumo consciente

O Bazar da Moda Solidária – projeto socioambiental do Instituto Beija-Flor (IBF) que visa a captação de itens como calçados, roupas e brinquedos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social – agora possui espaço no Alto da XV Mall.

A instituição, localizada em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, e fundada há 10 anos, atualmente beneficia cerca de 75 menores entre 6 e 15 anos, diariamente, no contraturno escolar. As atividades promovidas tentam incluir socialmente quem é atendido pela instituição, e por isso envolvem música, jogos educativos, coral, esporte, ações ambientais, entre outros.

Ângela de Paula faz parte da Coordenação de Captação de Recursos e Gestão de Projetos do Instituto Beija-Flor e fala sobre a importância de promover ações específicas em locais além da instituição. “Nosso intuito é de alguma forma inspirar pessoas a colaborarem com as ações e essa é uma forma de ter a chance de divulgar os projetos sociais a outros públicos. Diante do momento que vivemos com a Covid-19, e tomando as devidas precauções, nosso trabalho está mais focado no atendimento às famílias provendo doação de alimentos, engajando pais na produção de “Pão do Bem” em nossas instalações; ministrando aulas individuais de instrumentos musicais e prestando atendimento socioemocional por meio da escuta individualizada”, explica a voluntária.

Ela também menciona que o Moda Solidária é uma maneira de implementar um conceito de circulação sustentável de vestuário e ampliar os serviços prestados pela instituição. “A moda circular permite que roupas colocadas para doação sejam comercializadas por um preço justo, garantindo apoio a quem precisa e gerando renda para a manutenção dos projetos sociais. Respeitamos o ciclo de vida útil dos produtos desde a sua concepção até o descarte final. Com o resultado da comercialização destes produtos, proporcionamos melhoria no atendimento de nossas crianças e abertura de novas vagas”, destaca Ângela.

A coordenadora de marketing do Alto da XV Mall, Rafaela da Rocha, ressalta que o shopping está de portas abertas para ações sociais como a do IBF. “É muito importante utilizarmos nossa visibilidade e alcance para promovermos ações que beneficiem a população. É gratificante atuar ao lado de uma instituição que faz o bem a tantas crianças, e essa oportunidade de doar calçados e agasalhos em uma época tão fria faz que com que a gente queira se engajar ainda mais”, completa.

Saiba como doar

O IBS já está nos corredores do Alto da XV Mall, localizada em frente à loja Zutti. No local, além do ponto de coleta em que poderão ser deixados itens de vestuário, brinquedos, livros, entre outros, também será possível conhecer mais sobre a instituição e os projetos desenvolvidos.

A arrecadação do Bazar da Moda Solidária funciona presencialmente no shopping, entre 10h às 20h, mesmo horário de funcionamento do Alto da XV Mall, de segunda a sábado, conforme decreto municipal atual.

Para saber mais sobre o Instituto Beija-Flor e outras ações promovidas pela entidade, basta acessar www.ibf-institutobeijaflor.org.br, onde tem telefone e e-mail de contato, ou seguir o perfil @ibf.institutobeijaflor nas redes sociais