Bon Vivant Educação

Aprender inglês ficou mais fácil com o lançamento de Simpler no Brasil

Aplicativo russo, Simpler conversou com usuários de outros aplicativos de aprendizagem de idiomas e criou uma solução que aprimora um modelo já bem-sucedido

Qualquer pessoa que tenha tentado aprender inglês em seu smartphone já se deparou com algumas frases aparentemente sem sentido que é solicitado a traduzir: “Os pássaros estão lendo o jornal” ou “Estamos aqui e somos um espelho”. No entanto, um novo aplicativo chamado Simpler promete tornar mais fácil a vida do brasileiro que quer aprender inglês, e sem a necessidade de decorar frases sem sentido que você nunca usará na vida real.

“Analisamos as reviews de nossos concorrentes e vimos que, embora esses aplicativos sejam um sucesso, muitos usuários reclamam que não foram fornecidas explicações para regras gramaticais e que não há um vocabulário pessoal”, disse Dmitry Garnik, diretor de produtos da Simpler, o app número 1 para aprendizado de inglês na Rússia. “Então, focamos nessas duas áreas e criamos um aplicativo que não apenas explica as regras de uma maneira simples, mas também ensina para  usuário o vocabulário mais relevante para ele”, completou ele.

O resultado disso é um app divertido que se baseia na gamificação para melhorar o aprendizado entre estudantes de vários níveis de conhecimento. Em vez de selecionar seu próprio nível, com o Simpler, a primeira tarefa ao abrir o aplicativo é concluir um pequeno teste de inglês que classifica seu nível para você. A partir daí, você pode aprender o vocabulário apropriado, analisar várias regras gramaticais codificadas por cores e focar nas palavras que você classifica como necessárias dedicar atenção extra.

O aplicativo é totalmente gratuito para download no Brasil na Apple Store e Google Play e toda a teoria necessária está incluída, além de um “baú” diário de 10 novas palavras relacionadas. A decisão de focar no Brasil, de acordo com Garnik, é dupla: o país teve uma baixa pontuação em um estudo recente de proficiência em inglês e, de um modo geral, a melhoria dos padrões educacionais nos países em desenvolvimento tende a ser lenta e desatualizada.

“Analisando a situação no Brasil, chegamos à conclusão de que os brasileiros poderiam se beneficiar muito com a melhoria do inglês”, disse Garnik. “A capacidade de falar inglês pode abrir muitas oportunidades de estudo e emprego, tanto no Brasil quanto em outros países, e agora com o lançamento do Simpler, a ajuda está ao alcance de todos”.

Enquanto o aplicativo é gratuito, por um valor pequeno, vários recursos adicionais de aprendizado podem ser desbloqueados, incluindo três “baús” por dia e a possibilidade de se tornar um detetive virtual tentando resolver uma série de crimes em inglês.

“Sabemos que quase todo mundo gosta séries de detetives como Sherlock Holmes e de tentar desvendar quem é o criminoso, portanto, decidimos criar uma série de histórias de detetives em que nossos usuários podem investigar crimes e conquistar novas patentes, um por um, dentro de uma força policial virtual. É uma função muito popular em nosso aplicativo e recebe críticas muito boas de nossos usuários”, comentou Garnik. 

A Simpler, com sede em Moscou e 100% livre de anúncios, recebeu o prêmio “Golden App” da Rússia na categoria Produtividade, Serviços e Treinamento. Também foi apontada como uma das melhores aplicações para aprender inglês pelo programa de controle de qualidade do governo da Rússia.