Cultura Educação

Animações criadas por crianças na TV: criação, desenho e narração

Animações criadas por crianças na TV: De Criança para Criança está na programação do canal ZooMoo Kids às 10h30 e 15h30, diariamente. E também na plataforma infantil TV ZYN do SBT e na TV Rá Tim Bum, mostrando o DNA da metodologia: animações totalmente produzidas por crianças em sala de aula. Em “De Criança Para Criança”, a história de cada episódio é criada, desenhada e narrada com inspiração nas disciplinas abordadas em sala de aula, como língua portuguesa e matemática, além de bullying, racismo, e temas lúdicos como super-heróis e fadas.

Animações criadas por crianças: animações com desenhos feitos em sala de aula viram conteúdo audiovisual e abordam temas pedagógicos, cotidianos e lúdicos

“O conteúdo agora é gerado pelas crianças e não mais pelos adultos”, explica Gilberto Barroso, cofundador da startup. O De Criança para Criança já produziu mais de 800 animações a partir das histórias criadas por crianças, além de criar o EncicloKids, um espaço digital que separa por categorias (matemática, saúde, ciências, etc) os projetos realizados pelos alunos através da sua metodologia.

Os professores gravam essa narração em um celular e tiram fotos das ilustrações dos alunos, que devem ser carregadas na plataforma da DCPC, que desenvolve desenhos animados baseados nas histórias. “Quando a criança passa a criar o conhecimento, o nível de retenção de conteúdo vai para 80%”, destaca Vitor Azambuja, sócio de Barroso.

Animações criadas por crianças: animações com desenhos feitos em sala de aula viram conteúdo audiovisual e abordam temas pedagógicos, cotidianos e lúdicos

Crianças com baixo intelecto, algum tipo de autismo, baixa visão ou passando por algum tratamento de saúde, como câncer, também escrevem, desenham e gravam suas histórias. O “De Criança Para Criança” possibilita que todos participem, sem exclusão ou exceção, gerando assim um conteúdo totalmente inclusivo.

Premiações

Em 2019, o “De Criança Para Criança” ganhou o prêmio WSA (World Summit Awards) como a melhor metodologia – Criando Juntos – para o ensino e a educação do Brasil e o festival Let’s Go, como melhor inovação na América Latina para a educação. Em 2020 ganhou o primeiro lugar no festival ComKids Iberoamericano como melhor multiplataforma, e neste mesmo ano ingressou no HundrED, plataforma mundial sobre educação, sediada na Finlândia.

Confira também: Dia Do Mão Na Massa É O Novo Jeito De Aprender, Brincando