Cultura Esporte

Ações de inclusão social por meio do futebol são debatidas em webinar

O evento virtual reuniu representantes do Poder Público e da sociedade civil para discutir a ampliação do acesso à prática esportiva no país

O futebol inclusivo foi o tema do segundo webinar da 2ª Jornada de Seminários do Programa Integra Brasil, nesta quinta-feira (8). Uma iniciativa dos ministérios da Cidadania (MC) e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o evento on-line contou com a participação de atletas com deficiências e representantes de organizações voltadas a pessoas com nanismo, futebol de amputados, desportos de surdos e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Assista ao webinar.

A secretária executiva do MMFDH, Tatiana Alvarenga, deu destaque à transformação social que o esporte pode proporcionar. Ela falou sobre a importância de reconhecer os paratletas e valorizá-los, além de “cumprir o papel da inclusão social e fazer o que nos cabe enquanto gestores públicos”.

“No que se refere aos eixos cruciais, podemos citar dois, que consistem não só na prática do esporte no dia a dia, com todos os benefícios que isso pode trazer, mas também na promoção de iniciativas que visam à inclusão em termos de comunicação e de acesso aos locais dos eventos”, exemplificou.

Na oportunidade, o secretário nacional do paradesporto do Ministério da Cidadania, Agtônio Guedes, chamou a atenção para o fato de que é preciso ampliar as possibilidades de participação dos diversos segmentos que integram a sociedade brasileira.

“Eu cresci ouvindo que a linguagem da bola é universal, mas infelizmente nós temos um grupo significativo de pessoas que não tem o acesso. Então, eu quero parabenizar o Integra Brasil por ter oportunizado que pessoas com deficiências possam participar dessa ação que envolve o futebol, algo que está diretamente ligado à cultura do povo brasileiro”, disse o secretário.

Entre os participantes, o evento contou ainda com a secretária nacional dos direitos da pessoa com deficiência, Priscilla Gaspar, a secretária executiva adjunta do MMFDH, Viviane Petinelli, o vice-presidente da Associação Baiana de Desporto Adaptado, Alex Fabiano, o atleta do Corinthians e da Seleção Brasileira de Futebol de Amputados, Rogerinho R9, o diretor de esporte da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Igor Valério Rodrigues, e o presidente da Seleção Brasileira de Futebol de Anões (Brasa), José Carlos Rosário.

Modernização

Neste ano, o Integra Brasil ganhou mais força. Deixou de ser projeto ministerial para se tornar um programa de governo, a partir do Decreto nº 10.650, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em 17 de março. Atualmente, participam do programa os ministérios da Cidadania, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Educação, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).