Bem Estar Saúde

Ação em estações do metrô de São Paulo visa conscientizar população sobre a saúde dos olhos

Associação Retina Brasil leva informação por meio de conteúdo interativo nas estações Sé e Luz

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos 39 milhões de casos de cegueira no mundo poderiam ser evitados se houvesse diagnóstico médico precoce e tratamento adequado. Por isso, a importância de cuidar da saúde dos olhos deve ser lembrada e reforçada. A Retina Brasil, organização não governamental, formada para apoiar e informar pessoas com doenças da retina e seus familiares, em parceria com a farmacêutica Novartis, promove uma ação, de 7 a 13 de junho, em duas estações de metrô da cidade de São Paulo (SP) com objetivo de conscientização sobre a importância dos cuidados com a visão e visita regularmente ao médico oftalmologista.

Em instalações nas estações da Sé e Luz, serão exibidos vídeos alertando sobre os sintomas das Distrofias Hereditárias da Retina (DHRs) e quais são os sinais aos quais devemos ficar atentos. Voluntários da Retina Brasil também estarão à disposição da população para esclarecer dúvidas. As pessoas que participarem terão a oportunidade de entender como é a visão de quem tem a doença através de um modelo de óculos (individual e descartável) que simula os sintomas visuais.   

“Existem várias doenças dos olhos que são silenciosas e quando se tornam perceptíveis podem já ter comprometido parte da visão. O oftalmologista é o aliado na prevenção de doenças oculares”, afirma Dra. Juliana M Ferraz Sallum, Professora Afiliada do Departamento de Oftalmologia da Unifesp.  

“As doenças hereditárias da retina são pouco conhecidas e a campanha que desenvolvemos não vai só dar visibilidade a essas condições, mas também ajudar quem tenha algum dos sintomas a procurar um especialista e, se for o caso, ter um diagnóstico precoce”, completa Maria Julia Araújo, Presidente da Retina Brasil.