Doutor Carreira Novidades

A difícil arte de se reinventar…


Atualmente, nos tempos de crise em que vivemos, especialmente no que diz respeito a trabalho, muitas pessoas que estão desempregadas estão simplesmente tão desanimadas que estão desistindo de procurar emprego.  E este é o momento em que é preciso de reinventar para sobreviver!

Pergunte-se no que você é bom e pense no que deseja fazer para o resto da sua vida – aí pode estar a resposta para você sair dessa situação e se tornar um pequeno empreendedor! Pare para pensar no que conhece bem, na experiência que tem e no que você quer começar a fazer. Com estas respostas você vai começar a se reinventar, acredite!

Na primeira resposta, você vai descobrir qualidades e forças que serão fundamentais para sua nova atividade. Na segunda resposta você vai descobrir se o que você quer fazer tem futuro e se você não vai desistir na metade do caminho, tendo que recomeçar o tempo todo. Por último, você vai ter em quem se espelhar – e vai seguir os passos de sucesso desta pessoa.

Seguindo estas respostas, suas chances de se reinventar são muito grandes, e sempre baseadas em exemplos a serem seguidos.

Para se tornar autônomo é preciso ter disciplina, então, desde já, crie o hábito de acordar cedo e gerenciar seu próprio horário. Escolha, com muito critério, as atividades que terá no seu dia. Para conseguir dizer “não” para as atividades que tiram seu foco, basta se fazer mais uma pergunta: esta atividade que apareceu me aproxima ou me afasta das minhas metas? Se afastar, diga “não”; se aproximar, a inclua nas tarefas do seu dia.

Para se tornar empreendedor, networking também é importante, pois as pessoas podem abrir portas para você – e lembre-se de fazer o inverso também! A melhor maneira de fazer networking com alguém é oferecer sua rede de contatos, ou seja, antes de pedir para que alguém te apresente alguém importante, diga quais são as pessoas que têm contato contigo e pergunte de que maneira você pode ajudar esta pessoa. Com base nesta oferta, ela, naturalmente, vai abrir a rede de contatos dela para você. Lembre-se: é dando que se recebe!

Atualmente, muitas pessoas já estão se reinventando e você pode ser a próxima! Conheço advogado que se tornou motorista de aplicativo e depois descobriu uma oportunidade de presidir a Associação dos Motoristas de Aplicativos, vendedor de treinamento que passou a organizar eventos de encontro de pequenos empreendedores, atendente de callcenter que, depois da gravidez, resolveu fazer vendas por telefone por conta própria em casa e por aí vai…

               Seja você mais uma história de sucesso!