Cultura

24º Cultura Inglesa Festival abre inscrições para competição de filmes de 90 segundos

DepicT! Brasil será uma das atrações do evento, que ocorre entre os dias 26 de fevereiro e 21 de março, por meio de plataforma digital inovadora

O 24º Cultura Inglesa Festival anuncia a abertura de inscrições para o concurso DepicT! Brasil, versão brasileira da competição britânica de filmes de 90 segundos. Essa é uma das atrações inéditas da edição do Festival deste ano, que será realizada entre os dias 26 de fevereiro e 21 de março, por meio de uma plataforma digital própria.

O concurso, realizado em parceria com o Festival Encounters de Bristol (Reino Unido), desafia seus participantes a criarem vídeos curtos de até 90 segundos, usando qualquer tipo de equipamento de filmagem – inclusive um smartphone. A temática dos filmes é de livre escolha dos participantes e a classificação etária também é livre.

Para se inscrever no DepicT! Brasil, o(a) candidato(a) deve preencher um formulário e fazer o upload do seu filme de 90 segundos por este link, onde também está disponibilizado o regulamento. As inscrições se encerram às 23:59 do dia 11 de fevereiro. A seleção dos dez finalistas ocorre entre os dias 18 e 25 de fevereiro e o resultado será publicado na plataforma do 24º Cultura Inglesa Festival: http://www.culturainglesafestival.com.br/ .

“O DepictT! Brasil visa a estimular a expressão artística e a pesquisa audiovisual em meios digitais. Os concorrentes terão a oportunidade de exercitar sua criatividade e mostrar sua capacidade de síntese narrativa e originalidade visual em 90 segundos”, explica Liliane Rebelo, Gerente de Cultura e Sociedade na Cultura Inglesa.

Os interessados em participar da competição devem residir em São Paulo, Santa Catarina ou Bahia, estados onde atua a Cultura Inglesa, realizadora do festival. O DepicT! Brasil não exige formação profissional para participar da competição e nem estabelece um padrão técnico ou estético para enquadrar os filmes concorrentes.

No processo de seleção, os filmes inscritos serão avaliados por um júri multidisciplinar. Os dez finalistas vão integrar a programação oficial do Festival, que neste ano será transmitido em uma plataforma digital, ao lado de conteúdos brasileiros e britânicos de arte, cultura e educação. As obras finalistas também serão exibidas na plataforma de streaming Petra Belas Artes À LA CARTE e no website do festival DepicT!.

Além disso, os três primeiros colocados serão premiados com uma bolsa de estudos em qualquer curso do 1º semestre do ano em qualquer unidade da Cultura Inglesa nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia. Os três vencedores também terão direito a uma vaga em qualquer um dos cursos de curta duração oferecidos pelo Centro Cultural b_arco.