Cultura

14 das exposições mais visitadas do mundo são do PR

Museu Oscar Niemeyer recebeu 14 das exposições mais visitadas do mundo em 2018

O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, recebeu no ano passado 14 das 700 exposições mais visitadas do mundo. É o que aponta a lista divulgada pela publicação especializada Art Newspaper, da Inglaterra, voltada para o mundo das artes, em abril. Dessas, destaque para a mostra da pintora paranaense Uiara Bartira, que ficou em cartaz entre 2 de agosto e 14 de outubro. Foram 70.471 visitantes, com média de 1.109 por dia.

O Brasil tem cinco museus entre os 100 mais visitados do mundo, segundo a revista britânica. São quatro CCBB (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte) e o Instituto Thomie Otake, também em São Paulo. É o maior número entre os países da América Latina. Da região, apenas o México, com um museu mencionado, está na lista. Os demais são da Europa, Ásia e América do Norte.

Para Nelson Colás, diretor de Relações Institucionais da Feambra (Federação de Amigos de Museus do Brasil), o papel do CCBB é essencial. “Os motivos principais para a visitação foram os temas das exposições que gerou interesse nas quatro cidades. Vale destacar que são gratuitas.  Lembramos que todo o ano o CCBB promove exposições relevantes, como Picasso, Jean-Michel Basquiat, entre outros. Essas mostras geram interesse que levam ao hábito da visitação”, afirma.

Para Colás, não é possível comparar as médias de público com outros países, como EUA, França, Espanha. “Não dá para comparar o acervo do MET (Museu Metropolitano de Arte), do MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), do Louvre, Prado, etc. São únicos”, opina.